terça-feira, 26 de maio de 2009


 


 

DEPARTAMENTO DAS EXPRESSÕES

EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA

Ano Lectivo: 

Ano: 5 º Turma: E

2008/ 2009

PLANO DE AULA


 


 

Professor: Raquel Ferreira/ Cristina Ferreira

Professor Avaliador: Arlindo Araújo

Aula nº 3/ 4
Duração: 90 min. Data: 15/05/ 2009


 

Sumário:

Revisão dos conteúdos abordados anteriormente sobre movimento, energia e mecanismos, através da visualização de um PowerPoint.

Contacto com a Caixa Alecop, para manuseamento e análise de mecanismos.

Análise de uma ficha informativa sobre movimento.

Início do trabalho de projecto para o brinquedo.

Unidade de Trabalho: " Brinquedos"

Tema: (sem tema específico)


 

COMPETÊNCIAS ESPECIFICAS

CONTEÚDOS 

ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES

RECURSOS 


 

COMUNICAÇÃO VISUAL

 - Interpretar mensagens na leitura de formas visuais;


 

ELEMENTOS DA FORMA

 - Compreender a estrutura das formas naturais e ou construídas com as respectivas funções, materiais que as constituem e técnicas;


 

TECNOLOGIA E CONSUMO


- Saber que os recursos naturais devem ser respeitados e utilizados responsavelmente;


 

ESTRUTURAS RESISTENTES

 - Reconhecer que muitas estruturas são construídas pela montagem de elementos muito simples.

    


 

ACUMULAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

 - Conhecer as fontes de energia, nomeadamente a energia hidráulica, eólica, solar e muscular.


 

FABRICAÇÃO E CONSTRUÇÃO

 - Descrever um objecto comum por meio de esquemas gráficos e figuras;

 - Manter comportamentos saudáveis e seguros durante o trabalho prático;


 


 


 


 

Comunicação:

 - Problemática do sentido

 - Codificações

 - Imagem na comunicação


 

Estrutura:

- Estrutura das formas

 - Estrutura dos materiais


 


 

Forma:

- Elementos da forma

- Relação entre a forma e os factores que a condicionam

- Valor estético da forma


 


 

Movimento:


 

 - Tipos de movimento

 - Produção de movimento

- Representação do movimento


 

Trabalho:


 

- Produção e organização

- Higiene e segurança


 


 

Revisão e consolidação dos conteúdos abordados anteriormente, através da visualização de uma apresentação em PowerPoint sobre Movimento / mecanismos/ energia e fases do trabalho;


 

Entrega e análise de uma ficha informativa sobre mecanismos e movimento;


 


 

Manuseamento de alguns mecanismos da caixa Alecop, para análise e percepção dos engenhos e estruturas essenciais para a produção de movimento;


 


 


 

Consulta de projectos para brinquedos, existentes na biblioteca da sala;


 

Início do trabalho de projecto para a construção de um brinquedo.


 

Projector


 

Computador


 

Artefactos


 

Manuais escolares


 

Ficha informativa.


 


 

Avaliação:

  • Interesse
  • Domínio da técnica;
  • Autonomia no trabalho individual;
  • Cuidado com a segurança e a higiene no trabalho;
  • Capacidade de atenção
  • Observação directa do interesse e participação dos alunos nos diálogos estabelecidos.


 

Observações:


 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário