DEPARTAMENTO DAS EXPRESSÕES EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA | Ano Lectivo: | |
Ano: 5 º Turma: E | 2008/ 2009 | |
PLANO DE AULA |
Professor: Raquel Ferreira/ Cristina Ferreira Professor Avaliador: Arlindo Araújo | Aula nº 3/ 4 |
Sumário: Revisão dos conteúdos abordados anteriormente sobre movimento, energia e mecanismos, através da visualização de um PowerPoint. Contacto com a Caixa Alecop, para manuseamento e análise de mecanismos. Análise de uma ficha informativa sobre movimento. Início do trabalho de projecto para o brinquedo. | |
Unidade de Trabalho: " Brinquedos" | Tema: (sem tema específico) |
COMPETÊNCIAS ESPECIFICAS | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES | RECURSOS |
COMUNICAÇÃO VISUAL - Interpretar mensagens na leitura de formas visuais;
ELEMENTOS DA FORMA - Compreender a estrutura das formas naturais e ou construídas com as respectivas funções, materiais que as constituem e técnicas;
TECNOLOGIA E CONSUMO - Saber que os recursos naturais devem ser respeitados e utilizados responsavelmente;
ESTRUTURAS RESISTENTES - Reconhecer que muitas estruturas são construídas pela montagem de elementos muito simples.
ACUMULAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA - Conhecer as fontes de energia, nomeadamente a energia hidráulica, eólica, solar e muscular.
FABRICAÇÃO E CONSTRUÇÃO - Descrever um objecto comum por meio de esquemas gráficos e figuras; - Manter comportamentos saudáveis e seguros durante o trabalho prático;
|
Comunicação: - Problemática do sentido - Codificações - Imagem na comunicação
Estrutura: - Estrutura das formas - Estrutura dos materiais
Forma: - Elementos da forma - Relação entre a forma e os factores que a condicionam - Valor estético da forma
Movimento:
- Tipos de movimento - Produção de movimento - Representação do movimento
Trabalho:
- Produção e organização - Higiene e segurança
|
Revisão e consolidação dos conteúdos abordados anteriormente, através da visualização de uma apresentação em PowerPoint sobre Movimento / mecanismos/ energia e fases do trabalho;
Entrega e análise de uma ficha informativa sobre mecanismos e movimento;
Manuseamento de alguns mecanismos da caixa Alecop, para análise e percepção dos engenhos e estruturas essenciais para a produção de movimento;
Consulta de projectos para brinquedos, existentes na biblioteca da sala;
Início do trabalho de projecto para a construção de um brinquedo. |
Projector
Computador
Artefactos
Manuais escolares
Ficha informativa. |
Avaliação:
|
Observações:
|
Sem comentários:
Enviar um comentário