DEPARTAMENTO DAS EXPRESSÕES EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA | Ano Lectivo: | |
Ano: 5 º Turma: E | 2008/ 2009 | |
PLANO DE AULA |
Professor: Raquel Ferreira/ Cristina Ferreira Professor Avaliador: Arlindo Araújo | Aula nº 7 |
Sumário: Revisão sobre as várias fases do processo de trabalho. Continuação do trabalho de projecto para a construção de um brinquedo. Transposição, por decalque com papel vegetal, das várias partes constituintes do brinquedo; Decalque do brinquedo para a base de trabalho, através da linha de contorno. | |
Unidade de Trabalho: " Brinquedos" | Tema: (sem tema específico) |
COMPETÊNCIAS ESPECIFICAS | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES | RECURSOS |
COMUNICAÇÃO VISUAL Produzir objectos plásticos explorando temas, ideias e narrações. Utilizar a simbologia visual com intenção funcional. Aptidão para verificar que não existe movimento sem estrutura, ELEMENTOS DA FORMA Reconhecer processos de representação do espaço a duas dimensões: tamanho relativo dos objectos, e luz/ cor. Organizar com funcionalidade e equilíbrio visual os espaços bidimensionais e tridimensionais. Reconhecer que muitas estruturas são construídas pela montagem de elementos muito simples Criar composições bidimensionais e tridimensionais a partir da observação e da imaginação, utilizando expressivamente os elementos da forma PROCESSO TECNOLÓGICO Compreender que é necessária a existência de energia para produzir trabalho, PLAN. DESENV. PRODUT. SISTEM. TECN Exprimir o pensamento com a ajuda do desenho (esboços e esquemas simples). Aptidão para realizar artefactos ou sistemas técnicos com base num plano apropriado que identifique as acções e recursos necessários MATERIAIS Identificar os diferentes materiais básicos e algumas das suas aplicações. Seleccionar os materiais adequados para aplicar na resolução de problemas concretos. Seleccionar e aplicar os materiais tendo em conta as suas qualidades expressivas/ estéticas FABRICAÇÃO/ CONSTRUÇÃO - Descrever um objecto comum por meio de esquemas gráficos e figuras; Seleccionar e aplicar as ferramentas específicas aos materiais a trabalhar. Manter comportamentos saudáveis e seguros durante o trabalho prático, conhecer algumas técnicas básicas. Aplicar as técnicas específicas aos materiais a utilizar e aos problemas técnicos a resolver.
| Comunicação: - Problemática do sentido - Codificações - Imagem na comunicação Espaço Organização do espaço Estrutura: - Estrutura das formas - Estrutura dos materiais Material - Origem e propriedades Medida - Métodos de medição - Instrumentos de medição Forma: - Elementos da forma - Relação entre a forma e os factores que a condicionam - Valor estético da forma Movimento: - Tipos de movimento - Produção de movimento - Representação do movimento Trabalho: - Produção e organização - Higiene e segurança
| Revisão das várias fases do trabalho, registadas na sebenta do aluno, recorrendo a questões dirigidas; Consulta de projectos para brinquedos, existentes na biblioteca da sala; Continuação do trabalho de projecto para a construção de um brinquedo; Transposição, por decalque com papel vegetal, das várias partes constituintes do brinquedo; Decalque do brinquedo para a base de trabalho (madeira/ cartão), através da linha de contorno. | Artefactos Manuais escolares Fichas informativas. |
Avaliação:
|
Observações:
|
Sem comentários:
Enviar um comentário