terça-feira, 26 de maio de 2009

 
 

 
 

DEPARTAMENTO DAS EXPRESSÕES

EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA

Ano Lectivo: 

Ano: 5 º Turma: E

2008/ 2009

PLANO DE AULA

 
 

 
 

Professor: Raquel Ferreira/ Cristina Ferreira

Professor Avaliador: Arlindo Araújo

Aula nº 7
Duração: 45 min. Data: 26/ 05/ 2009

 
 

Sumário:

Revisão sobre as várias fases do processo de trabalho.

Continuação do trabalho de projecto para a construção de um brinquedo.

Transposição, por decalque com papel vegetal, das várias partes constituintes do brinquedo;

Decalque do brinquedo para a base de trabalho, através da linha de contorno.

Unidade de Trabalho: " Brinquedos"

Tema: (sem tema específico)

 
 

COMPETÊNCIAS ESPECIFICAS

CONTEÚDOS 

ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES

RECURSOS 

 
 

COMUNICAÇÃO VISUAL

 
 

Produzir objectos plásticos explorando temas, ideias e narrações.

 
 

Utilizar a simbologia visual com intenção funcional.

 
 

Aptidão para verificar que não existe movimento sem estrutura,

 
 

 
 

ELEMENTOS DA FORMA

 
 

Reconhecer processos de representação do espaço a duas dimensões: tamanho relativo dos objectos, e luz/ cor.

 
 

Organizar com funcionalidade e equilíbrio visual os espaços bidimensionais e tridimensionais.

    
 

Reconhecer que muitas estruturas são construídas pela montagem de elementos muito simples

 
 

Criar composições bidimensionais e tridimensionais a partir da observação e da imaginação, utilizando expressivamente os elementos da forma

 
 

PROCESSO TECNOLÓGICO

Compreender que é necessária a existência de energia para produzir trabalho,

 
 

 
 

PLAN. DESENV. PRODUT. SISTEM. TECN

 
 

Exprimir o pensamento com a ajuda do desenho (esboços e esquemas simples).

 
 

Aptidão para realizar artefactos ou sistemas técnicos com base num plano apropriado que identifique as acções e recursos necessários

 
 

MATERIAIS

 
 

Identificar os diferentes materiais básicos e algumas das suas aplicações.

    
 

Seleccionar os materiais adequados para aplicar na resolução de problemas concretos.

 
 

Seleccionar e aplicar os materiais tendo em conta as suas qualidades expressivas/ estéticas

 
 

FABRICAÇÃO/ CONSTRUÇÃO

 
 

- Descrever um objecto comum por meio de esquemas gráficos e figuras;

 
 

Seleccionar e aplicar as ferramentas específicas aos materiais a trabalhar.

 
 

Manter comportamentos saudáveis e seguros durante o trabalho prático, conhecer algumas técnicas básicas.

 
 

Aplicar as técnicas específicas aos materiais a utilizar e aos problemas técnicos a resolver.

 
 

     
 

 
 

 
 

 
 


  

 
 

Comunicação:

- Problemática do sentido

- Codificações

- Imagem na comunicação

 
 

Espaço

 
 

Organização do espaço

 
 

 
 

 
 

Estrutura:

- Estrutura das formas

- Estrutura dos materiais

 
 

Material

    
 

- Origem e propriedades

 
 

Medida

 
 

- Métodos de medição

 
 

- Instrumentos de medição

 
 

Forma:

- Elementos da forma

- Relação entre a forma e os factores que a condicionam

- Valor estético da forma

 
 

 
 

Movimento:

 
 

- Tipos de movimento

- Produção de movimento

- Representação do movimento

 
 

Trabalho:

 
 

- Produção e organização

- Higiene e segurança


  

 
 

Revisão das várias fases do trabalho, registadas na sebenta do aluno, recorrendo a questões dirigidas;

 
 

Consulta de projectos para brinquedos, existentes na biblioteca da sala;

 
 

Continuação do trabalho de projecto para a construção de um brinquedo;

 
 

 
 

Transposição, por decalque com papel vegetal, das várias partes constituintes do brinquedo;

 
 

Decalque do brinquedo para a base de trabalho (madeira/ cartão), através da linha de contorno.

 
 

Artefactos

 
 

Manuais escolares

 
 

Fichas informativas.

 
 

 
 

Avaliação:

  • Interesse
  • Domínio da técnica;
  • Autonomia no trabalho individual;
  • Cuidado com a segurança e a higiene no trabalho;
  • Capacidade de atenção
  • Observação directa do interesse e participação dos alunos nos diálogos estabelecidos.

 
 

Observações:


  


  

Sem comentários:

Enviar um comentário